Serão 3 dias de oficinas, painéis e debates sobre temas variados

Redação

Entre os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro acontece o encontro virtual AFRO PRESENÇA sob a idealização e coordenação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e realização do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU). O evento visa a inclusão de jovens negros e negras universitários no mercado de trabalho e tem o apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Durante esses três dias haverá oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia, além de debates com apoio de entidades, organismos internacionais e nacionais sobre o mercado de trabalho, no qual negras e negros precisam ser inseridos. Os participantes também terão acesso a vagas de trabalho e poderão compartilhar seus currículos.

Como surgiu?

A idealização do Afro Presença é fruto de um incômodo que surgiu a partir de um debate organizado pelo Ministério Público do Trabalho com movimentos sociais, empresas, sindicatos, universidades, entidades do poder público e social em geral. A partir dessas discussões constatou-se que negros ocupam uma parcela muito pequena de cargos estratégicos do mercado de trabalho e em cargos de liderança. Este encontro foi promovido por Valdirene Assis, Procuradora do Trabalho, coordenadora da Coordigualdade do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPTSP) e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as mulheres negra s constituem o maior grupo populacional do país (25,3%), porém ocupam somente 0,4% dos altos cargos nas empresas. A população negra representa 35,9% de toda a populaça o brasileira. Porém, uma pesquisa do Instituto Ethos, divulgada em 2016, mostrou que somente 4,7% dos cargos executivos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por negros.

Cronograma:

30/09

A programação englobará temas como racismo estrutural empresarial, universidade e inclusão, escolha profissional e ferramentas de autoconhecimento, jornalismo, marketing, artes cênicas, educação física, relações internacionais, economia, farmácia, ciência, combate ao racismo no futebol, impacto da crise de COVID-19 para a população negra, letramento racial, entre outros.

01/10

Nesta data, os participantes poderão conferir assuntos das áreas de advocacia, turismo, moda,  gastronomia, mercado de luxo, indústria química, telecomunicações, tecnologia, mitos e verdades em processos seletivos, religiosidade sob a perspectiva negra, como usar o  Linkedin, políticas de ações afirmativas, entre outros.

02/10

No encerramento serão abordados os temas como saúde, expoentes negros na medicina, veterinária, engenharia e construção, arquitetura e urbanismo, agronegócio, meio ambiente, RH, indústria automobilística, igualdade de oportunidade e estratégia s para combater o racismo institucional, LGBTQ+ sob a perspectiva negra e um show de encerramento.

O evento acontecerá entre as 09h e 21h nos três dias.

Para mais informações: www.afropresenca.com.br

E-mail: imprensa@afropresenca.com.br

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.