Por Eryka Rodrigues *

Em comemoração ao Dia da África, que é celebrado em 25 de maio, e aos 5 anos do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NERA), o Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM promove um encontro sobre a importância histórica de Frantz Fanon para o ativismo negro e a saúde mental da população negra.

O evento online que acontecerá no próximo dia 25 às 17h, contará com a participação da professora do curso de Psicologia (FMU), Mara Aline C. dos Santos e Dagoberto José Fonseca, doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e professor universitário da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP. A mediação do bate-papo ficará por conta de Edson Linhares da Silva, egresso do curso de Ciências Sociais (FMU), e Danilo Vitorino, aluno do curso de Psicologia (FMU).

Nascido em 1925 em Martinica, ilha do Caribe que pertence a França, Frantz Fanon se formou em psiquiatria e se destacou como intelectual revolucionário que estudou o efeito psicológico da opressão colonialista e do racismo nos povos negros.

Entre seus principais trabalhos estão Pele Negra, Máscaras Brancas e Os Condenados da Terra, que hoje são consideradas obras fundamentais, pois abordam a desumanização sofrida pelos negros em diáspora de forma psicológica, antropológica e filosófica.

O objetivo do encontro é contribuir para o aumento do entendimento dos professores, alunos e colaboradores quanto ao reconhecimento da obra de Franz Fanon e suas contribuições para alterarmos atitudes racistas na sociedade brasileira e criarmos práticas positivas para lidar com a diversidade etnicorracial.

Para participar, basta acessar o link:  https://ca.bbcollab.com/guest/6a82413a463c4d64b668b7c508e42218

Participe!

Dia: 25/05/2021 

Horário: 17h às 18h30

*aluna do 6º semestre do curso de Jornalismo.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.