Por Eryka Rodrigues*

O Núcleo de Estudos Étnico-Racias (NERA) do Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM recebe no dia 27 para uma palestra digital sobre a Revista “O Menelick 2° Ato” e a imprensa negra, o fundador e co-diretor do periódico, Nabor Jr. e a co-diretora Luciane Ramos.

O evento que tem como objetivo debater e refletir sobre a história da imprensa negra e as suas contribuições na luta pela igualdade racial e por uma educação antirracista, será mediado por João Arnaldo Santos, aluno do 8° semestre de jornalismo do FIAM-FAAM.

A Revista “O Menelick 2° Ato” se autointitula como um projeto editorial de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra com destaque para o Brasil. Criada em 2007, começou a ser distribuída gratuitamente em sua versão impressa em 2010 em todo o território nacional.

Idealizada para dar continuidade à luta de seu antecessor, o jornal “O Menelick”, que foi criado em 1915 como um movimento de identidade étnica e incentivou a criação de diversos outros que abordam e abordaram a mesma problemática, a revista faz parte da imprensa negra paulista, movimento que se dedica a dar visibilidade ao patrimônio cultural dos negros e a debater as questões da população negra em todas as esferas sociais no estado de São Paulo.

Dia: 27/05/2021

Horário: 9h

  • aluna do 6º semestre do curso de Jornalismo.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.