A revista DUMELA foi criada em 2018 pela equipe de professores que criaram o NERA (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais). O NERA tem como objetivo elaborar uma pedagogia antirracista e antidiscriminatória no FMU-FIAMFAAM Centro Universitário a partir de estratégias educacionais orientadas pelo princípio de igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos, bem como posicionar-se formalmente contra toda e qualquer forma de discriminação.

A revista DUMELA foi criada para fazer memória das atividades realizadas pelo NERA e contribuir no desafio que é incorporar um debate lúcido e científico de uma educação antirracista.

As responsáveis pela revista/site DUMELA são as jornalistas/professoras Carla Tozô e Maria Lucia da Silva.

A DUMELA é uma palavra do idioma tsuana que significa acreditar, crer e ter fé. A tsuana é a língua original do país Botsuana, que está localizado na região sul do continente africano.


Maria Lucia da Silva – Jornalista profissional. Mestre em Comunicação e Semiótica. Doutora em Educação. Professora em cursos de jornalismo desde 1994. Professora no curso de Comunicação Social da FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2012. Criadora e integrante do NERA e da DUMELA.

Carla de Oliveira Tôzo – Jornalista profissional. Mestre em Comunicação Social. Doutoranda em Comunicação Social. Professora em cursos de jornalismo desde 2007. Professora no curso de Comunicação Social da FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2015. Criadora e integrante do NERA e da DUMELA.